Encantos do Tatuapé

O Tatuapé sempre foi um bairro surpreendente. Tão surpreendente, que conseguiu desmistificar a inverdade cultivada no final da década de 70: a de que seria o bairro mais poluído de São Paulo. No entanto que atualmente possui imóveis com valores iguais a Moema, Morumbi, Jardins, entre outros bairros badalados de classes com maior poder aquisitivo.


São Paulo está ganhando mais uma ponte digna de cartão postal. A cidade terá, até o final do ano, uma nova ponte estaiada, que concerteza os Paulistanos estão aguardando com muita ansiedade, pois a ponte promete melhorar muito o trânsito caótico de São paulo, principalmente da região do tatuapé.

0 comentários:

Postar um comentário

Tatuapé

São Paulo, SP, Brazil
O distrito do Tatuapé se limita em uma área de 8,2 km quadrados, é o distrito mais “verticalizado”, com uma população formada por descendentes de espanhóis, italianos e portugueses. O comércio é bastante sofisticado e é servido por ampla rede de serviços. O bairro tem uma vida noturna agitada, com bares e restaurantes em vias como Itapura, Apucarana e Praça Silvio Romero. O distrito abriga o Clube Corinthians Paulista e os Parques Municipais Piqueri e o Ceret, é servido por duas estações de metrô, a Carrão e a Tatuapé. Três shoppings atendem às necessidades dos seus quase 100 000 habitantes. Em apenas duas décadas, o Tatuapé transformou-se em um dos mais importantes distritos de São Paulo. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, bem recente por sinal, a valorização socioeconômica ganhou contornos extraordinários. A região tem muito potencial. Empresários e comerciantes estão cada vez mais certos de que vale apostar no Tatuapé. O crescimento imobiliário e econômico do distrito é abundante, cerca de 50% da população é da classe B, enquanto a média paulistana é de 31%.

Historia

Tatuapé, segundo o vocabulário tupi-guarani, significa "caminho do tatu". Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria. Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (o Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada a Santo Antonio, um curral e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana e uvas para fabricação de vinho. Brás Cubas acabou indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram para Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira. O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente foi vendida a terra e o local cresceu lentamente. Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres. Em 1796, além da Freguesia da Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de Nossa Senhora da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó. O Tatuapé passa então a pertencer à Freguesia da Penha. Em 1818 as terras ficam nas mãos da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matosinho do Braz, continuam crescendo lentamente até a vindas dos imigrantes em 1870. Até 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Em 1934 passa a se chamar Distrito da Paz e assim vai lentamente tomando sua forma.