Encantos do Tatuapé

O Tatuapé sempre foi um bairro surpreendente. Tão surpreendente, que conseguiu desmistificar a inverdade cultivada no final da década de 70: a de que seria o bairro mais poluído de São Paulo. No entanto que atualmente possui imóveis com valores iguais a Moema, Morumbi, Jardins, entre outros bairros badalados de classes com maior poder aquisitivo.


Uruguaio de Montevidéu, veio para o Brasil com 4 anos de idade, morando primeiro no Rio e mais tarde em São Paulo. Na universidade, participou de festivais, época em que começou a compor. Abandonou a faculdade e ingressou como cantor no Sambalanço Trio. Na década de 60 fez carreira em festivais, tendo se firmado como compositor de baladas até meados dos anos 70, quando passou a se dedicar a outros experimentalismos, trabalhando ao lado de Hermeto Pascoal. Durante a ditadura militar, teve problemas com a censura, creditando a autoria de algumas de suas músicas a sua mulher para conseguir liberação das faixas. Tendo morado em diferentes países (Brasil, Inglaterra, Etiópia, França, Tanzânia), a música de Taiguara assimilou diversas influências. Nos anos 80 voltou-se para a música latino-americana, gravando guarânias paraguaias e outros ritmos latinos. Também pesquisou a música africana para lançar "Brasil Afri" em 1994. Alguns de seus sucessos são "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem" e "Voz da Leste".

Voz do Leste
Sou Voz Operária do Tatuapé
Canto enquanto enfrento o batente co'a mão
Trabalho no ritmo desse Chamamé
Meu pouco Salário faz minha ilusão

Sou voz operária do Tatuapé
Vivo como posso a me deixa o patrão
E enquanto respira dessa chaminé
Meu povo se vira e não vê solução

No teatro da vergonha
aonde a vedade não se diz
Tem quem representa a massa,
quem ri da desgraça
E quem banca o infeliz

Tem até burguês que sonha
que entra em cena e engana a atriz
Tem quem sustenta a trapaça
e depois que fracassa
amordaça o país

Tem quem sustenta a trapaça
e. depois que fracassa,
Amordaça o país.

Já meu drama é o da cegonha...
quase morre o meu guri...
Sobra pr'o Leste a fumaça
e a peste ameaça
O ar do Piqueri

Pior que a matança medonha
é o desemprego pra engolir...
Seja no peito ou na raça,
esse teatro devasso
Alguém tem que proibir...

Seja no palco ou na praça
Essas peças sem graça
vão ter que sair.
(sair de cartaz...)

Sou voz operária...


O Shopping Metrô Tatuapé vem promovendo o "Domingo Musical", a última apresentação foi do cantor Ed Motta, com um grande público o cantor apresentou seus maiores sucessos.



A Casa do Tatuapé é uma construção em taipe-de-pilão do século XVII utilizada inicialmente como sede de fazenda. No inventário de 1698 consta o registro que comprova a construção do imóvel em um terreno que pertencera ao padre Matheus Nunes de Siqueira, que nomeou Mathias Rodrigues da Silva como administrador de seus bens, ficando a este o crédito de ter sido o construtor da casa.




Como quase todos os bairros e cidades do Brasil, o Tatuapé também vem se preparando para a Copa da Africa do Sul. Bares e restaurantes criaram promoções e instalaram televisores para que seus fregueses possam assistir aos jogos do Brasil.

Durante os jogos do Brasil, comerciantes esperam um aumento nas vendas de seus produtos.
Obs: Os estabelecimentos não permitiram fotos internas.


Em 1974, a estátua de DAVI foi retirada do Estádio do Pacaembú, sendo transportada e instalada na praça fronteiriça ao CERET. Obra prima de Michelangelo, a peça foi doada pelo Governo Italiano, sendo de se destacar que existem apenas 07 estátuas iguais a essa em todo o mundo. Instalada no coração do Tatuapé, a estátua de DAVI passou a ser o símbolo olímpico dos trabalhadores brasileiros.


Dezenas de devotos de Nossa Senhora da Conceição, frequentam a paróquia que está localizada na Praça Silvio Romero. No dia 8 de dezembro é comemorado o dia da santa, na paróquia acontece uma celebração em comemoração a sua padroeira.



Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.


A região onde está localizado o Tatuapé vem sofrendo um crescimento disarcebado, com isso a procura por imóveis na região aumentou significativamente. Grandes empresas do ramo imobiliario estão implantando projetos de edifícios de grande porte para tentar suprir essa necessidade, com isso a cada dia a arquitetura do bairro se moderniza.


No tatuapé podemos encontrar diversos projetos sociais, um deles é Tatuapé Limpo onde moradores se reunem para a limpeza de ruas e praças do bairro.


Na Praça Silvio Romero, a prática de esportes de tabuleiro e cartas é frequente. Atividades que servem como distração e laser para dezenas de aposentados.



Metrô! Sem dúvida é que o paulistano mais agradece a seu governo, rápido e seguro, passando pelos mais importantes bairros da capital!



Padrão São paulo, clima "cinza", visão da radial leste ao meio dia, sem trânsito pesado ótimo para passar por lá, porem, mais uma hora e a radial estará como os paulistanos estão acostumados a vê-la, totalmente parada!


A antiga chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Ela situava-se junto à foz do ribeirão do Tatuapé, que deu nome ao bairro e constituía-se de uma casa sede, pomar, granja, criação de diversos animais, entre eles búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijos e uma área destinada às Indústrias Matarazzo. Particular atenção foi dispensada à vegetação, foram plantadas mais de 50 espécies de árvores – nativas e exóticas – procurando-se observar aquelas que melhor se aclimatavam em São Paulo. Em 1954 uma parte da chácara foi vendida e, em 1971 o restante foi declarado de utilidade pública, pela municipalidade, em reação aos atos de depredação da vegetação que ocorriam no local. Em 1976, a área foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal. A inauguração do parque ocorreu em 16/04/1978. Criado em 16 de abril de 1978, o Parque do Piqueri fica num local denominado Chácara do Piqueri, implantado pelo conde Francisco Matarazzo, em 1927. Seu uso foi regulamentado pela Portaria nº 16/DEPAVE/78.

Área

O Piqueri tem 97.272 m2 de área, distribuídos por: 78.942 m2 de vegetação implantada, 11.174 m2 de piso permeável, 3.637 m2 de piso permeável, 2952 m2 de lago e 567 m2 de edificações.

Flora

Predominam os canteiros com espécies arbustivas e herbáceas ornamentais, bosques implantados, alamedas e gramados. São áreas reflorestadas com eucaliptos, uma belíssima alameda de sibipirunas e um bosque, com árvores nativas como palmeiras, suinãs, paineiras e alecrins-de-campina, e exóticas, como bambús e espatódeas.

Fauna

Como na maioria dos parques da cidade, há diversos tipos de aves. Destacam-se as espécies aquáticas silvestres que beneficiam-se da grande quantidade de peixes do lago artificial existente no parque, dentre elas o socó-dorminhoco, a garça-branca-grande e o martin-pescador, bem como os irerês, aves migratórias atraídas pela oferta de alimento e abrigo. Exemplares de mutum-de-penacho, ave ameaçada de extinção, também são mantidos na área que circunda o lago. Diversas espécies de passarinhos, como cardeais, sabiás-laranjeira, bem-te-vis, tico-ticos e a coruja-orelhuda também vivem no parque.

Infra-estrutura

bicicletário para 20 vagas, 30 bebedouros, Áreas de estar, 2 comedouros para pássaros, 26 lixeiras, 32 mesas bancos, 3 sanitários;

Lazer

pista de cooper com 1000 metros, 2 campos de bocha oficial, campo de futebol de areia, campo de malha oficial, quadra de vôlei de praia de areia, 2 quadras poliesportivas, 4 aparelhos de ginástica, 3 playgrounds, 2 tanques de areia;

Entrada do Shopping Metrô Tatuapé, um dos mais badalados de São Paulo. Além da população de 900 mil pessoas residentes no bairro, o shopping atende a outros 100 mil consumidores que frequentam diariamente a Estação de Metrô do Tatuapé. O intercâmbio entre o Shopping e a Estação de metrô foi muito bem projetada para facilitar o acesso direto ao complexo.

Na Avenida Salim Farah Maluf , a mais movimentada e mais conhecida do bairro, pode-se observar um dos maiores problemas que afetam a sociedade, moradores de rua pedindo esmola nos semáforos, coisa que é muito comum encontrar em São Paulo, inclusive com crianças e adolescentes.

O Ceret possui diversas atividades esportivas, Tenis é uma das atividades que o clube proporciona para divertimento ao público que o frequenta.




Clube Ceret, o mais movimentado da região, recebe diariamente centenas de moradores e visitantes das mais variadas idades. Frequenta o clube trabalhadores e pessoas em busca de entretenimento e esportes.

Estátua em homenagem a Laudo Natel que era considerado o "governador dos trabalhadores" idealizador e construtor do CERET.

Com demanda diária de 117 mil usuários, a Linha Vermelha do Metrô atende uma das áreas mais carentes da cidade de São Paulo, atendendo também o bairro, com duas estações nas proximidades, Tatuapé e Carrão.


São Paulo está ganhando mais uma ponte digna de cartão postal. A cidade terá, até o final do ano, uma nova ponte estaiada, que concerteza os Paulistanos estão aguardando com muita ansiedade, pois a ponte promete melhorar muito o trânsito caótico de São paulo, principalmente da região do tatuapé.

O bairro é cortado pelas principais vias da cidade, como a Radial Leste, marginal do Tietê e avenida Celso Garcia.

Tatuapé

São Paulo, SP, Brazil
O distrito do Tatuapé se limita em uma área de 8,2 km quadrados, é o distrito mais “verticalizado”, com uma população formada por descendentes de espanhóis, italianos e portugueses. O comércio é bastante sofisticado e é servido por ampla rede de serviços. O bairro tem uma vida noturna agitada, com bares e restaurantes em vias como Itapura, Apucarana e Praça Silvio Romero. O distrito abriga o Clube Corinthians Paulista e os Parques Municipais Piqueri e o Ceret, é servido por duas estações de metrô, a Carrão e a Tatuapé. Três shoppings atendem às necessidades dos seus quase 100 000 habitantes. Em apenas duas décadas, o Tatuapé transformou-se em um dos mais importantes distritos de São Paulo. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, bem recente por sinal, a valorização socioeconômica ganhou contornos extraordinários. A região tem muito potencial. Empresários e comerciantes estão cada vez mais certos de que vale apostar no Tatuapé. O crescimento imobiliário e econômico do distrito é abundante, cerca de 50% da população é da classe B, enquanto a média paulistana é de 31%.

Historia

Tatuapé, segundo o vocabulário tupi-guarani, significa "caminho do tatu". Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria. Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (o Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada a Santo Antonio, um curral e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana e uvas para fabricação de vinho. Brás Cubas acabou indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram para Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira. O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente foi vendida a terra e o local cresceu lentamente. Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres. Em 1796, além da Freguesia da Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de Nossa Senhora da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó. O Tatuapé passa então a pertencer à Freguesia da Penha. Em 1818 as terras ficam nas mãos da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matosinho do Braz, continuam crescendo lentamente até a vindas dos imigrantes em 1870. Até 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Em 1934 passa a se chamar Distrito da Paz e assim vai lentamente tomando sua forma.